sexta-feira, 5 de junho de 2009

CORPORAÇÕES DISCUTEM O CONTROLE INTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR






No final do ano de 2008, na cidade de Belo Horizonte - MG, estiveram reunidos todos os corrregedores militares estaduais do Brasil. Por ocasião do II Encontro Nacional de Corregedores Militares Estaduais, os responsáveis pela regularidade disciplinar nas Polícias Militares e Corpos de Bombeiros discutiram os rumos dessa atividade tão árdua e pouco compreendida.
O controle interno da atividade policial, além das dificuldades estruturais que enfrenta, ainda está sob o manto de dois estereótipos que são praticamente inafastáveis. De um lado, os integrantes dessas corporações que veem as corregedorias como organismos de perseguição e do outro a sociedade que acredita serem esses organismos, justamente os que acobertam as irregularidade produzidas pelos operadores da segurança pública.
O que fazer para mudar esse quadro? Não vejo outra saída senão um investimento maciço do poder público nessa atividade, através da qualificação profissional, da estruturação adequada, dotação de equipamentos e pessoal.
Acredito ainda que melhores resultados surgirão, também, a partir do esforço individual de cada um de nós corregedores. A busca pelo aprimoramento técnico fará de nós intrumentos de promoção de justiça e regularidade funcional na, tão batida, segurança pública desse país.
Juarez Gomes Nunes Junior

3 comentários:

  1. Parabéns!
    O blog está ótimo!
    Os posts bem enriquecedores!
    Camilla Amorim

    ResponderExcluir
  2. Professora Camilla Amorim. Agradeço a referência elogiosa e incentivadora. Vou procurar aprimorá-los a cada dia. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olha, o blog está muito interessante, prende totalmente a atenção!
    Adorei os posts!
    Vou visitá-lo sempre agora!
    Parabéns!

    ResponderExcluir